quarta-feira, 17 de setembro de 2014

SP: ZONA LESTE - Setembrar... enquanto florescem as rosas na Casa Amarela

Ligia Regina
           
            Segundo Domingo do mês de setembro do ano de 2014.

            Sol ardente, da cor da Casa onde ao findar  a tarde, causa inveja neste, que é a principal estrela do sistema, pois em dia de Sarau a terra para de girar em torno “dele” por algumas horas, e uma mega variedade de estrelas incendeiam a Casa amarela.


            Para quem adentra pela primeira vez, na casa, e ainda estão apenas aqueles que a preparam para os movimentos posteriores, são guiados pelo aroma forte, do café, e assim nem precisa dizer onde é a cozinha, mas, com certeza, durante o curto percurso devem se indagar: “nossa mas pelo facebook parece tão diferente”!? ...sabemos que se referem a nossa infraestrutura ainda precária, onde os planos e sonhos permeiam papéis...

            Mas aos poucos percebemos suas feições já transformadas, então penso: “o vírus da CA já os contaminou!” Este vírus que se replica apenas dentro de células vivas, causa imediata receptividade, vontade de abraçar, sorrisos largos, emoções constantes a cada nova apresentação, e o sintoma mais curioso que temos notado ultimamente, é que uma quantidade enorme de pessoas que nunca se imaginaram sequer escrevendo, desembestaram a fazer poesia!!!

            A cada sarau o renovo não é apenas de nossa alma cansada do rotineiro dia a dia da sobrevivência habitual. Agora também se faz no próprio “sarau”, um renovo de repertórios dos frequentadores assíduos, da qualidade que cada um se impõe, instigado um pelo outro. Uma renovação, ou melhor, o que tem ocorrido é uma “agregação”, uma reunião de partes singulares, únicas, exclusivas, em partes homogêneas, formando um “todo”,  que se torna o mais próximo da definição que tenho para significar a “Casa Amarela”.
 Neste domingo esta agregação teve, também, o nome de peso dos Cordéis: Costa Sena, a intrepidez de Lika Rosa, a simpatia da 'Viajante do Trem', Andréia Gonçalves Garcia, a memorável apresentação performática da Bandadidois EosConvidados Fixos, os poetas Vandei Oliveira Zé,  Sidney Leal, Camila Freitas, a ousadia e coragem na declamação de Jarbas após 20 anos de silêncio poético, de César D. Oliveira, Flora Lima e o encantador Henry Lima de apenas 6 aninhos que sentadinho prestou a maior atenção nas apresentações, e todos os parceiros-amigos, que também são artistas fantásticos, nos encantam sempre, ausentes vez ou outra, mediante a enfrentamentos e resistências Culturais, atadas em cada caminhar!

            E finalmente para que este último Domingo, mereça o verbo setembrar ao pé da letra, fomos agraciados com um Show Musical do melhor da MPB, nada menos que na voz impecável do intérprete Carlos Bacelar! Se não bastasse tanto carinho e romance transmitido por ele em sonoras melodias, também distribuiu delicadezas em forma de Rosas portadoras de seu beijo, a cada mulher
que esteve neste lugar agregador, soberano lar da poesia!!!!!!!!


Ligia Regina: Artista Plástica, Arte Educadora, poetisa, cantora. Participou de Movimentos pela Cultura, Festivais de Música e de Teatro. Atuou no Movimento popular de Arte – MPA de São Miguel Paulista. Atua no coletivo “Casa Amarela - Espaço Cultural”.

0 comentários:

Postar um comentário