quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Coluna Especial - Feira do livro de Guarulhos: tudo de bom

Por Jeosafá.

Fotos: Eduardo Castro.

Desde o dia 12 e até o dia 21 de setembro ocorre o 4º. Salão do Livro de Guarulhos, que, muito bem organizada pela Libre, está fazendo a alegria das crianças das escolas pública da cidade – mas também a de professores e público em geral, que têm frequentado com bastante entusiasmo os estandes e espaços culturais montados no ginásio Pascoal Thomeu, no Jd. Bom Clima.



Além de uma variedade incrível de títulos e formatos de livros proporcionada pelos expositores, há nos espaços culturais uma intensa programação que associa o livro e a leitura a atividades lúdicas, recreativas e de estímulo ao saber.



De contação de histórias a conversas com autores, crianças, professores, moradores e visitantes da cidade recebem um banho de cultura e lazer. É muito banca assistir às caminhadas de crianças a circularem pelos corredores em que as editoras expõem seus livros.


Elas, como um bando de passarinhos, se agrupam em frente às estantes, manuseiam as obras, comentam e leem trechos para quem está perto. Algumas já trazem consigo obras fornecidas  pela prefeitura municipal, outras, orientadas pelos pais, fazem pequenas compras, para irem aprendendo a fazer suas escolhas no mundo da leitura.


Também é bonito ver adultos a percorrer os estandes e a consultar obras no vasto universo oferecido pelas editoras. Há de tudo, de obras de literatura às de formação do professor, de culinária a humor, de filosofia à de ciências exatas.

Uma praça de alimentação muito bem organizada e banheiros sempre asseados também ajudam ao visitante a se animar a permanecer mais tempo no local. Assim, um excelente programa para esta semana e até o próximo domingo, quando o 4º. Salão se encerra, é visitá-lo e ousar mergulhar no maravilhoso mundo dos livros que a Prefeitura de Guarulhos reservou para seus moradores e visitantes.

0 comentários:

Postar um comentário