terça-feira, 13 de maio de 2014

Coluna SP: ZONA LESTE - Casa Amarela de São Miguel lança livro de poemas

 Por João Caetano do Nascimento.

A Casa Amarela de São Miguel Paulista realiza neste domingo, 18 de maio, a partir das 15 horas, a sua primeira incursão editorial, com o lançamento do livro de poemas Cavalos no Peito, de autoria de Carlos Alberto Rodrigues, conhecido como Big Charlie.

O livro, que  possui 36 páginas, além da capa e contracapa, traz  ainda uma análise desses  poemas feita pelo escritor Escobar Franelas e uma apresentação do autor realizada pelo poeta Akira Yamasaki.  Franelas, Akira e eu somos os responsáveis  também pela edição do livro, cujo projeto gráfico, diagramação e ilustrações ficaram a cargo de  Manogon Design Gráfico.

Os poemas foram divididos em duas partes:  I – Um tempo quase sem saída; II – Fuga ao passado perdido.
Na parte I, Big Charlie traça um panorama quase sombrio dos dias atuais: “Ah, como estão difíceis os tempos!”, onde, sempre com um toque de humor, mostra a aparente falta de perspectiva de nossa época, quando as pessoas limitam-se a lutar pela sobrevivência, sem liberdade e sem condições de viver plenamente.  Na segunda parte, ele narra uma viagem ocorrida no final e 2013, quando parte em busca do passado perdido,  na esperança de resgatar do já vivido os sonhos e as esperanças  que secaram  pelo caminho.

Viagem fascinante

Trata-se de uma viagem fascinante, cheia de emoções que cavalgam desembestadas no peito do poeta, mas trabalhadas com  ironia. Ou nas palavras de Escobar Franelas “ ironia quase profana”. Nessa viagem à terra natal, Carlos Alberto descobre que o tempo é implacável. O poeta encontra uma cidade transformada, a paisagem mudou, as pessoas envelheceram, tudo se transformou, tudo o tempo corroeu. Permanece apenas uma lembrança recorrente no poema , como a chave de um enigma:  é a  imagem de desespero da mãe  que vê o corpo do filho afogado na piscina. Um dos trechos mais marcantes e duros desses poemas, metáfora que se revela ao final com toda a sua carga dramática.

Desse mergulho no passado perdido na pequena cidade de Santo Amaro  de Imperatriz, o poeta  retorna à estrada e ao presente , estilhaçado na alma, mas revigorado pela lição de vida e de coragem das pessoas diante do sofrimento e da decadência  e dos pequenos gestos de coragem, quase insignificantes, como o da velha Tia Maria, mas que dão  um imenso significado à existência como um ato de busca e de resistência .

Akira Yamasaki, ao final, faz uma breve apresentação de  Carlos Alberto Rodrigues. Big Charlie  nasceu em 1957,mora em Guarulhos, trabalha num consórcio que está construindo a linha 5 do Metrô de São Paulo, é casado, pai de dos filhos. E, certamente,  a leitura desse livro irá revelar  a toda a gente o grande poeta que ele é.

Cada exemplar da publicação custa R$ 15,00. As reservas podem ser feitas pelos emeios: casamarela.e.cultural@gmail.com ou akiranoroinu@gmail.com, com Sueli ou Akira. Quem quiser participar do lançamento, a Casa Amarela fica na Rua Julião Pereira Machado, 7 , São Miguel Paulista. No dia do lançamento, ainda haverá uma apresentação especial do cantor e compositor da região, Adilson Aragão. Será também apresentado o livro recém lançado de Escobar Franelas “Itaquera, uma breve introdução”, publicação da Editora Kazuá, preço R$ 30,00.  
  
João Caetano do Nascimento é poeta, foi participante do MovimentoPopular de Arte no final da década de 70 e começo dos anos 80 do século passado. Trabalha como jornalista.


0 comentários:

Postar um comentário