terça-feira, 11 de agosto de 2015

O MERCOSUL - Dimensões do processo de integração na América do Sul

No período colonial e logo após a independência, durante a fase do nacional-imperialismo (1840–1884), se estendendo até o entre guerras (1919-1939), a América do Sul foi palco dos mais violentos e sangrentos conflitos do continente americano. Desde a chegada dos espanhóis e portugueses ao continente, a bacia do rio da Prata foi o cenário de disputas luso-espanholas (o que hoje é o Uruguai já foi espanhol, português e, em seguida, voltou a ser espanhol e brasileiro, até se tornar independente em 1828). É nessa unidade territorial que se encontram os principais sócios do Mercado Comum do Cone Sul, o denominado MERCOSUL, que hoje em dia conta também com a entrada da Venezuela deslocando tal bloco para o Norte. Hoje tal bloco econômico facilita as relações entre seus países membros, apesar dos inúmeros entraves e de ainda contar com poucos acordos comerciais quando comparado com áreas de livre comércio que foram sendo criadas após sua edificação e de acordos bilaterais entre países.

Para entendermos a importância do processo de integração comercial é pertinente considerar o recorte histórico entre os séculos XVI até XXI. Sendo assim, esta obra tenciona reconstituir os processos de integração que foram sendo criados no decorrer da tribulada história do sub-continente, lembrando que nesse processo se forja uma identidade que permite nos reconhecer sul-americanos e não apenas brasileiros, argentinos, uruguaios, paraguaios e venezuelanos.

Portanto, essa obra pretende contribuir com as pesquisas no campo das ciências humanas envolvendo vários ramos do saber que elas compreendem no âmbito dos cursos de ensino médio, universitários e até mesmo para aqueles que cursam uma pós-graduação, uma vez que oferece temas históricos e contemporâneos, assim como uma substanciosa bibliografia. 

Augusto Zanetti

Conheças mais sobre o livro O MERCOSUL - Dimensões do processo de integração na América do Sul, em nossa loja virtual:

O MERCOSUL DIMENSÕES DO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO NA AMÉRICA DO SUL

R$23,00

Coleção: Saber de tudo
Autor: Augusto Zanetti
Idioma: Português
Editora: Claridade
Edição: 1
Ano: 2015


Um comentário:

  1. All Integra - Serviços de integração de software, ERP, loja virtual e marketplace. Mantenha sua loja virtual sempre atualizada. Consulte nossos canais de venda: Integração Loja Virtual

    ResponderExcluir