terça-feira, 23 de setembro de 2014

COLUNA ESPECIAL - 4º. Salão do Livro de Guarulhos: um grande sucesso

Por Jeosafá.

Encerrado no domingo passado (21 de setembro), o 4º. Salão do Livro de Guarulhos foi um grande sucesso em todos os aspectos: organização, variedade, preço, acessibilidade, programação etc. etc. etc. Quem foi, adorou; quem não foi, perdeu – resta a consolação de que ano que vem tem mais.
Foto por: Eduardo Castro.
Nesta edição o tema foi a América Latina e seus autores, em especial, Gabriel García Márquez, falecido em abril deste ano. Por isso, muitos eventos estão relacionados à diversidade cultural do continente, cuja literatura é das mais ricas e variadas do planeta.

Com visitas agendas pelas escolas, o público infantil frequentou em massa os corredores, os estandes das editoras e os espaços culturais reservados para os eventos. A média de presença manteve-se alta durante todos os dias (12 a 21/09) e durante todos os períodos, inclusive o noturno, frequentado principalmente pelo público adulto, que incluiu universitários, professores e residentes do município, que aprovaram amplamente o Salão, realizado no ginásio municipal Paschoal Thomeu.

Os escritores se fizeram presentes em eventos agendados, mas também em visitas aos estandes de suas editoras, o que fez a alegria dos leitores, entusiasmados por receberem em seus exemplares as tão desejadas dedicatórias – o que tornam únicos.

O estímulo representado pelo Salão do Livro à leitura no município vem dando resultados ano a ano.  O formato adotado este ano, sob esse aspecto, é um fator a mais nesse caminho – que, sem dúvida, põe Guarulhos no mapa dos principais eventos do livro do país – o que obriga as editoras a se prepararem melhor para edições futuras.


0 comentários:

Postar um comentário