sexta-feira, 1 de agosto de 2014

JOVEM ESCRITORA - Vampiros, mitologia grega e celta - a mistura para a perfeição

Por Carla Oldoak.

Decidi tomar esta semana para falar de uma das minhas sagas literárias prediletas. Repleta de romance, cultura medieval com foco nas práticas ritualísticas pré-cristãs e magia.

Estou falando da aclamada série de P.C. Cast e Kristin Cast, House of Night!

Comecei a ler a série a três anos trás, aproximadamente, e me apaixonei de pronto. Se passa em um mundo exatamente como o nosso, com a única diferença que lá os vampiros sempre existiram e convivem - quase - pacificamente com humanos.

Após ser marcada, Zoey Redbird vê sua vida dar uma guinada por completo quando o Rastreador a escolhe como novata e nova aluna da Morada da Noite, o lugar onde a adolescente de dezesseis anos conhecerá seus poderes nos próximos quatro anos. Durante este tempo, ela pode mudar e se transformar numa bela vampira, ou pode rejeitar a Transformação e morrer.

A sociedade vampírica é matriarcal, sendo que as vampiras assumem assuntos como política e religião, e os vampiros são essencialmente guerreiros com força acima do normal. Eles possuem sua deusa maior, Nyx, criadora dos vampiros. Em sua nova realidade, Zoey faz novos amigos, entre eles a doce Stevie Rae, o gentil Damien e as gêmeas de alma Shaunee e Erin. Ao descobrir ser a primeira e única novata vampira a controlar todos os cinco elementos (fogo, água, terra, ar e espírito), Zoey é nomeada Aprendiz de Alta Sacerdotisa. Sua mentora Neferet parece se apegar cada vez mais a ela e Zoey inclusive tem um interesse amoroso, Erik Night. Contando com o apoio de sua avó, Zoey se revela ótima aluna e praticamente se esquece da vida turbulenta que levava com a mãe e o padrasto.

Porém, ela tem de lidar com Heath, seu ex-namorado mortal e perseguidor, e Aphrodite, Aprendiz de Neferet e profetisa dos vampiros. Quando mortes inexplicáveis começam a acontecer, Zoey tem de se apegar a profecia da deusa Nyx: "A Escuridão nem sempre equivale ao mal, assim como a Luz nem sempre traz o bem".

Com tais complicações e o namoro com Erik passando por altos e baixos, Zoey se apaixona por seu professor poeta e vampiro Loren Blake. A chegada de um aluno novo misterioso e o despertar de um guerreiro imortal poderão colocar em jogo tudo o que os vampiros acreditaram durante milênios.
Loren estaria apaixonado por ela? O que seria de Erik se descobrisse? Aphrodite é uma aliada ou sua inimiga? Quais os verdadeiros planos de Neferet? Quem é esse aluno e qual o poder do guerreiro imortal sobre Zoey?

Nestes parágrafos eu lhes resumi os três primeiros livros, de uma saga que conta atualmente com onze volumes. De acordo com a autora, a saga acabada deverá ultrapassar os quinze. Já li todos os lançados no Brasil, incluindo spin-offs (livros originados a partir da série, anexados a ela, porém não fazem parte da sequência) e não pretendo parar.

O modo de narrar de P.C. Cast me cativou, principalmente a partir do quinto livro em que não apenas Zoey é a narradora, mas todos os personagens principais recebem a chance de dizer seu ponto de vista. Como toda adolescente que tem de amadurecer muito rápido, Zoey se torna uma jovem mulher forte e corajosa, mas em certos momentos ela mesma se fecha e se pergunta o porquê de tanto poder colocado em suas mãos.

Uma série para adolescentes e jovens adultos que têm muita paciência de acompanhar o desenrolar de uma trama complexa e minimalista, P.C. e Kristin souberam abordar os conflitos que muitos têm medo: escolhas e erros que nunca serão reparados, juventude perdida, mortes (várias delas) de pessoas que amamos e a traição de pessoas que mais confiamos.

House of Night definitivamente tem um lugar especial nas prateleiras do meu quarto e no meu coração.

0 comentários:

Postar um comentário