quinta-feira, 31 de julho de 2014

ÉTICA E VALORES - “Mais do Mesmo!”

Por Luiz Roberto de Aguiar.

Observando algumas questões em nossa sociedade, o que se percebe é que em muitas delas quando se fala de renovação, o que se encontra é “Mais do Mesmo!”.

Muitos anos atrás determinados técnicos de futebol eram reverenciados e simbolizavam o novo, a renovação, uma esperança e um futuro melhor.

Luxemburgo dirigia o Flamengo, Levir Culpi o Atlético Mineiro, Luis Felipe Scolari o Grêmio, passados vários anos nos deparamos com os clubes brasileiros, apesar de endividados, pagando rios de dinheiro para estes mesmos técnicos de futebol. Na Copa do Mundo de Futebol da FIFA a seleção brasileira de futebol nos surpreendeu com um futebol sem graça, sem renovação, apesar dos novos nomes e quem realmente se renovou levou consigo o título de campeã do mundo.

Já nos movimentos sociais vemos alguns participantes sendo explorados por aproveitadores, os quais iludem pessoas que lutam pelo direito a moradia e requerendo valores obtêm lucros deixando-os na mão os necessitados de moradia. Os mascarados nas passeatas se perdem dizendo estarem reivindicando direitos sociais e políticos apelando para ações de violência e uso de explosivos, depois querem criticar atos como o rio Center. Esquecem se de que violência gera violência ao invés de reduzir tais atos.

Partidos políticos e seus integrantes nas várias esferas se revezam constantemente na dança das cadeiras, ora agindo como situação e ora como oposição, sem que haja uma real postura ideológica sobre o caminho a seguir e enquanto isso a população geme em meio às falhas na Segurança Pública. Na Saúde que vai morrendo aos poucos desconhecer os direitos a um bom atendimento virou mania, faltam médicos e se discutem os índices da tabela do SUS, enquanto fica fechado um pronto socorro.

A educação de nossas crianças vai sendo terceirizada, enquanto professores atendem uma demanda cada vez mais necessitada em condições cada vez piores, por exemplo, com salas superlotadas. Ao mesmo tempo as novelas alcançam índices incríveis de audiência, enquanto os domingos à tarde vão sendo preenchidos por “Faustão e Silvio Santos”, enfim o que se vê é Mais do Mesmo!     

Um comentário:

  1. É hora de realmente buscarmos as mudanças tão necessárias para nossa real evolução.

    ResponderExcluir