quinta-feira, 14 de agosto de 2014

ÉTICA E VALORES - Só o Amor!

Por Luiz Roberto de Aguiar.

Olá, como vai? Espero que você e sua família estejam vivendo uma ótima semana!

Não sou muito de dedicar tempo para a televisão, principalmente a programação aberta, inclusive os programas que parecem me dar à idéia de abuso dos atos violentos ou da desgraça alheia para atrair altos índices no ibope.

No entanto não me é possível deixar de observar determinados fatos na sociedade atual, como por exemplo, o aumento da violência doméstica, onde as maiores vítimas têm sido os idosos e as crianças. São pais que agridem crianças pequenas até que estas desfaleçam, pais e tios entre outros parentes que abusam de crianças por meio do sexo, pequeninos estes que deveriam ser cuidados e protegidos por aqueles. 

Em outras situações ocorre o abandono em caçambas de lixo, a tortura dos idosos ou seu flagelo emocional e físico. Não posso deixar de citar os jovens usuários de drogas que manipulam seus pais e familiares, que exercem domínio sobre aqueles que os amam e para manterem seu consumo furtam coisas do interior de suas casas e se dizem vítimas, enquanto seus pais sofrem e morrem aos poucos.

Pessoas morrem em guerras sem sentido, jovens são conduzidos forçosamente a integrarem exércitos numa luta que eles não sonharam ou deram início. Seus pais vêem seus filhos partirem sem saber se eles voltarão do campo de batalha e se voltarem em que condições retornarão?

Há uma escritura que diz que o mundo jaz no maligno. O mundo conhecido, tão imitado e retratado em filmes, peças teatrais e nas músicas vai se degradando, implodindo em guerras e conflitos sociais, econômicos, políticos, comerciais e empresariais, enquanto o próprio ser humano vai se desumanizando e se matando física, emocional e espiritualmente.

Citando a questão espiritual, a Bíblia nos mostra que tais guerras e conflitos surgem no mundo em decorrência da postura do próprio ser humano: “As guerras acontecem porque vocês exigem: é do meu jeito, ou nada feito. E para terem o que querem lutam com unhas e dentes. Vocês desejam o que não têm e são capazes de matar para consegui-lo. Invejam o que é dos outros e chegam a apelar para a violência (Tiago 4:1-2, versão A Mensagem). 

Somente o amor é capaz de mudar tais circunstâncias. O amor sem interesse que nasce de um coração que se relaciona com Deus e que o conhece e por isso o obedece. Não por medo, mas por confiar no Deus Eterno, por ter sido uma vez contagiado com tamanho amor que constrangido só quer passá-lo adiante, para seu próximo seja ele ou ela quem quer que seja.

Só o amor conhece a língua dos homens. Só o amor pode levar o ferido a perdoar, o abusador a arrepender-se, o ladrão ou o dependente químico a renunciarem ao que os domina e buscarem uma nova vida. Como dizem as escrituras num outro trecho: “O amor não desiste jamais, preocupa-se mais com o outro do que consigo mesmo, não quer o que não tem. Não se impõe sobre os outros, mas trabalha junto. Não age na base do eu primeiro, nem perde as estribeiras. Nega-se a ficar contabilizando os pecados dos outros, nem faz festa quando os outros se dão mal, busca ter prazer no desabrochar da verdade, tolera qualquer coisa e sempre procura o que é melhor. Não olha para trás, prossegue até o fim e sempre, sempre confiando em Deus (texto reescrito pelo autor. 1º Coríntios 13:1-7. Versão A Mensagem).

Que o amor possa ser a minha e a sua marca! Que por meio do amor as relações possam ser de respeito e de liberdade, sem violência ou manipulação. Que as divergências de pensamento existam e sejam enfrentadas com paz, respeito e entendimento recíproco.

Tenhamos a confiança firme em Deus, esperança inabalável e amor extravagante. E o melhor desses três é o amor (1º Coríntios 13:13b - A Mensagem).

0 comentários:

Postar um comentário