quarta-feira, 18 de junho de 2014

SP: Zona Leste - O lírico som da poesia n'A Casa Amarela

Por Lígia Regina.

Passo dias corridos, ao longo das semanas, tentando administrar as partes em que me divido, nem sempre são partes iguais, pelo contrário, subdividida sigo até em migalhas, para dar conta do que é de responsabilidade, o que é necessário, e finalmente do que é de “regalo”, contentamento da alma! Este último na verdade, na escala, a menor parte, é minha força motriz, e vem sustentando todas as outras partes!

Assim tem sido, a meu ver, os “Saraus da Casa Amarela”, momentos em que a alma de formas inusitadas, inunda-se de mimos, recebendo dádivas que nos deixam embasbacados...
Pessoas que vão chegando como um raio de sol, lançando faíscas por todas as frestas, e irradiam com suas performances, cativam com suas melodias, e dançamos embalados e eufóricos e emocionados com esfuziantes poesias!!!

A cada sarau, no momento que piso na CA, carrego comigo aqueles mesmos amigos, que a pelo menos trinta e poucos anos atrás, em tempos de MPA, caminhavam lado a lado, com “a mesma ânsia que eu”, embalando sonhos e acreditando que com música, teatro, artes plásticas, poesia...iríamos transformar o mundo!?!

Doce Utopia da juventude essa de querer “agarrar os cabelos do sol”.

Não mudamos o mundo, mas mudou minha maneira de ver o nosso mundo, de conviver com as pessoas deste mundo, e posso afirmar que viver fica bem mais interessante quando se vive com “arte”!!!

Posso dizer ainda, é que quando  chego na CA e no ar já se espalha o aroma do cafezinho da Célia, pra mim é pura poesia! Então passo para o abraço apertado da Sú, e isso me soa como poesia! O sorriso único de Clarice, Escobar de um lado para o outro, atrás de alguma coisa que só ele sabe onde está, o Akira posando de tranquilo, mas já pensando em como fará a abertura, o Eder desenrolando um emaranhado de cabos e ainda parando pra experimentar um som, o Gabriel juntando as latinhas... este é o som da poesia na CA,  e esta poesia é tudo que eu preciso no momento...

Pode parecer pouco...  mas é porque o que acontece a partir do momento em que o sarau inicia de fato, deixarei para um próximo relato... porque aí meu irmão!?, haja coração e  lacrimejar de olhos, para os efeitos colaterais que poderão lhe causar uma explosão de concentração generalizada da Poesia!!!


Lígia Regina é artista plástica,arte-educadora, poetisa e cantora; iniciou sua trajetória em Movimentos de Cultura, Festivais de Teatro e de Canção. Atuou no Movimento Popular de Arte (MPA) de São Miguel Paulista.


0 comentários:

Postar um comentário