quarta-feira, 18 de junho de 2014

DIÁRIO VAGULINO - Desenhos das quebradas do mundaréu (7)

Erva muralina
Por João Pinheiro.

Acho legal desenhar aqui perto de casa. Na rua fico revendo os lugares e remontando acontecimentos passados. "Pintaram um muro, derrubaram uma casa, cadê aquela árvore que tinha aqui, aquele bar mudou de dono...", vou andando e pensando, remembrando.

Gosto de usar a palavra remembrança para falar disso, o ato de remembrar, recordar. Sei lá, fica parecendo que você está remendando uma colcha de retalhos, ligando pontos de saudade na cabeça, tudo através do desenho. Desenhar nos dá a possibilidade de parar e refletir, de ver a paisagem, de ver o mundo fora da casa de máquinas, ver como é lá fora.

Uma curiosidade dessa rua é que, das pessoas que vem me pedir informação, sobre alguma rua daqui, 90% perguntam onde fica a tal "Rua Erva Mularinha". Sempre passei por ela, mas só fui descobrir que esta era a tal rua tão procurada quando sentei na calçada para desenhá-la.

Meu amigo Jeosafá escreveu um poeminha, no comentário de uma postagem do meu blog que tinha o título de Remembrança, e eu achei bonito, por isso peço licença a ele para postar aqui novamente:

O traço captou a melancolia
Que não sei se está no bairro
No traço
Ou nos olhos
De quem via.

João Pinheiro é Ilustrador, artista plástico, autor de histórias em quadrinhos e infantis e professor, com livros publicados por várias editoras. É autor de Kerouac, (2011, editora Devir Livraria) e O espelho de Machado de Assis em HQ (2012, Mercuryo Jovem, em parceria com Jeosafá Fernandez Gonçalves).  Do Urban Sketchers, em parceria com Jeosafá tem vários livros infantis publicados, dois dos quais selecionados pela SEE-SPFaz de conta no jardim (2010, Mercuryo Jovem) e Um barco, um passarinho (2010, Plêiade). Publicou quadrinhos nas revistas: Front (Brasil), Graffiti (Brasil), Hipnorama (Argentina), Inkshot (EUA). Diário gráfico:  http://vagulino.tumblr.com/ - Site: http://jpinheiro.com.br/.

0 comentários:

Postar um comentário