quarta-feira, 11 de junho de 2014

JOVEM LEITOR - Copa e Olimpíadas: os prós e os contras


Com a Copa do Mundo chegando, e as Olimpíadas logo na esquina, aumenta a indignação por parte dos pessimistas e a esperança de quem quer ver as seleções jogarem,com base nisso, citarei alguns pontos positivos e alguns negativos relacionados a esse assunto.

1.Infraestrutura

Com a Copa e as Olimpíadas chegando, são investidos milhões de reais na infraestrutura do país para atrair mais e mais turistas. Em consequência disso, muitas obras são feitas às pressas, o que acaba por prejudicar a integridade da mesma, principalmente a longo prazo.

2.Imagem do país no exterior

Caso a Copa dê certo, o país pode acabar por receber mais credito do exterior, incluindo investimentos de empresas multinacionais e aumento do valor de sua moeda. Caso não dê, o contrário pode acontecer, manchando a aparência do país para o estrangeiro e/ou piorando sua economia devido a falta de investimentos externos.

3.Empregos

Com estádios, hotéis e diversos outros estabelecimentos sendo construídos, geram-se muitos empregos, não apenas na construção, mas também na administração e manutenção de tais locais.

4. Má utilização de verbas

Com o país em situação normal já necessitando de mais dinheiro para investimentos em áreas prioritárias como saúde e educação, a chegada de eventos deste tamanho acaba por aumentar a demanda e acentuar as dificuldades geradas pela falta de prioridade que essas áreas  recebem.

Acredito que a Copa ajudará em muito o crescimento de certos setores da economia brasileira, como o turismo principalmente, porém acabará por desvalorizar outros como saúde e educação, acho também que os governantes poderiam deixar esse tipo de eventos para tempos em que o país esta mais calmo, ao contrario do que acontece atualmente, com greves e manifestações atingindo quase diariamente o país devido a indignação da população com as condições de trabalho, transporte e da economia no geral.


VAI BRASIL!




Ulisses Azevedo Gonçalves, 14 anos, é estudante da ETEC Basilides de Godoy. Praticou por dois anos e meio Kung Fu,  é atualmente praticante de Muay Thai e escreve no blog da editora Nova Alexandria a coluna Jovem leitor todas as quartas-feiras.

GENTE, venha para o nosso SARAU DA COPA!






2 comentários:

  1. Assine a Petição: Secretaria Nacional dos Povos Indígenas
    A Comissão de (CCJ) do Senado adiou a análise. 1 - Os Índios ainda não tem o poder da negociação. 2- A Constituição os contempla, “mas” faltam as Emendas Constitucionais. 3-Infelizmente a história se repete, nunca se esqueça de que levaram 513 anos de enganação Jurídica. Infelizmente, e genocídio cultural continua acontecendo... 4- O Congresso Nacional não há índios os representa-los, Senadores, Deputados, Juízes, Prefeitos, Presidente. O Governo do Estado não consideram índio como cidadão. 5- Eles ainda são uma espécie de "Dalit", um povo intocável. http://lnkd.in/bwvqDi8

    ResponderExcluir
  2. Quero parabenizar o jovem escritor pelas colocações e dizer que dois sentimentos contrários dominam meu coração: a tristeza por não ver meus governantes e empresários investindo naquilo que é prioritário (saúde, educação, transporte e segurança); em contrapartida fico feliz por ver o povo brasileiro recebendo os estrangeiros com tamanha alegria e bondade. Porém precisamos manifestar nossa indignação e permitir aos outros aproveitarem o momento e se divertirem, juntos buscarmos soluções pacíficas.

    ResponderExcluir