quarta-feira, 11 de junho de 2014

ÉTICA E VALORES - É hora de mudança: mais amor pra você e pra mim

Por Luiz Roberto de Aguiar.

Temos vivido idas instáveis, rodeados por vários sentimentos contraditórios: raiva e amor, aceitação e rejeição, carinho e ira, alegria e tristeza, compaixão e abandono, entre outros tantos sentimentos.

O ser humano se revela capaz de ações valorosas ao mesmo tempo em que alguns de nossa espécie se apresentam realizando atos cruéis, indignos até de serem citados, mas muito visto e lidos em toda a mídia.

Se a espécie humana avança do ponto de vista tecnológico, reinventando sistemas e máquinas produzindo por meio destes as melhores possibilidades para a transmissão de dados e/ou informações por distâncias pequenas e gigantescas.

Não podemos dizer o mesmo das relações desenvolvidas na área dos diálogos, da espiritualidade, do atendimento e do combate as doenças, nas diferenças de escolhas que as pessoas fazem e nas opiniões de cada cidadão.

Atualmente temos visto as várias formas de mídia anunciando todos os dias muitas manifestações de violência entre a coletividade humana. Casais que após se desentenderem se agridem, em alguns casos chegando até a morte de um dos participantes da relação ou da discussão.

Em outros casos os atos destrutivos partem das crianças contra seus próprios pais ou familiares no interior de suas residências, as quais deveriam ser identificadas como seus lares (lugar de segurança, lazer, convívio afetuoso e provedor de cuidados essenciais). Noutros momentos tais atos de violência acontecem nos ambientes educacionais onde estudantes passam a agredirem-se mutuamente ou promovem manifestações maldosas contra um ou mais alunos levando-os a condições de extrema pressão negativa.

Não podemos nos esquecer dos nossos colegas professores, os quais nos últimos anos têm sido vítimas do descaso político em lidar com as más condições de trabalho a que são submetidos ou a violência que os tem cercado em seu ambiente de trabalho diário.
É hora de mudar este quadro, e a responsabilidade cabe a cada um de nós!

Que tal repensarmos nossas posturas nas relações pessoais, nos casamentos e na criação de nossos filhos, no trânsito e na educação.

Só o amor, a mais pura manifestação que um ser humano pode prestar a outro pode dar um novo rumo às nossas vidas e a segurança de um futuro melhor. Então seja quem for o seu Deus, do jeito ou forma, isto não é o que importa ou o que deve nos dividir. O mais importante é adorá-lo, obedecer-lhe, e que cada um de nós ame ao seu próximo como a si mesmo promovendo o bem, o respeito, a igualdade por meio do perdão, a compreensão integral das escolhas alheias.

Então, o que vai ser?


Ficaremos reclamando da violência crescente, faremos manifestações pedindo paz após a morte de algum ente querido, amigo ou vizinho ou iniciaremos a caminhada das mudanças a partir de nós mesmos, nossas falas, gestos e outros comportamentos, analisando melhor em quem vamos votar e de que maneira iremos conduzir nossas relações atuais e futuras?


VAI BRASIL!



Luiz Roberto de Aguiar é Pós-graduado em Aconselhamento pela Faculdade Batista Teológica de São Paulo, professor de Filosofia para Crianças e Palestrante sobre Prevenção ao uso de Drogas. Escreve todas as quintas-feiras a coluna Ética e valores para o blog da editora Nova Alexandria. Contato: luizão.filosofia@yahoo.com.br.


Gente, venha para o nosso SARAU DA COPA!




0 comentários:

Postar um comentário