terça-feira, 13 de maio de 2014

Coluna ESPECIAL - Itaquera: uma breve introdução


Por Jeosafá.

No sábado estive no lançamento do livro Itaquera: uma breve introdução, de meu mais novo irmão Escobar Franelas. A dia estava um tanto frio, embora com um sol de outono amarelo e leitoso escorrendo pelos canteiros da rodovia Ayrton Sena, caminho que percorri durante alguns anos, quando fui diretor do Liceu Camilo Castelo Branco, na rua Carolina Fonseca.

Aliás, fiquei muito feliz quando vi, ao retornar, que o mural feito por estudantes e pais de alunos na oficina de mosaico. coordenada, pelo artista plástico Valério da Luz, ainda se encontra à entrada do Maternal e Jardim do Colégio, como se pode ver pela foto que tirei no mesmo sábado:

Mosaico coordenado pelo artista plástico Valério da Luz e realizado por alunos, pais de alunos e professores do Liceu Camilo Castelo Branco, quando fui diretor da instituição, em meados da décadas de 2000.

O lançamento do livro foi na Biblioteca Municipal Sérgio Buarque de Hollanda, e é ocioso dizer que foi um sucesso. Fila para comprar o livro, fila para receber o autógrafo e o abraço do autor e um congestionamento saudável e feliz, daqueles que todo artista gosta.

Aliás, parabéns pela escolha do local, pois tanto o intelectual que dá nome à Biblioteca ficaria feliz em saber que um espaço que leva seu nome se presta à difusão do saber crítico e da boa literatura, quanto a própria Biblioteca, ao acolher o lançamento da obra de um artista e intelectual com o perfil ao mesmo tempo erudito e popular, cumpre sua função em grande estilo. Viva, pois, ao quadrado a administração do equipamento público que acertou em cheio.

O livro de Escobar é, desde agora, bibliografia obrigatória para quem deseja conhecer mais detalhadamente esse bairro, que ficará no centro do mundo durante o mês de junho. Misturando com grande felicidade a pesquisa histórica e do patrimônio imaterial com lide de poeta, o autor entrega ao leitor uma obra a um só tempo correta, do ponto de vista da pesquisa, e agradável, do ponto de vista do projeto gráfico - a começar da capa - e da linguagem.

O excelente músico Zulu de Arrebatá com a educadora Sueli Kimura.

Não sou nada nem ninguém, mas se alguém leva em consideração o que este ninguém que escreve por estas bem traçadas linhas de computador diz, então, compre o livro, que vale a pena, eu garanto. E sou capaz de ir às vias de fato contra quem falar mal de Itaquera: uma breve introdução. Falem mal de mim, mas não desse livro. E comprem, pois o escritor, que é bom, não vive de brisa.


Jeosafá é autor de ficção, poesia, ensaios e obras para formação docentes. Professor, lecionou por mais de 15 anos para a Educação Básica e para o Ensino Superior. Toda terça-feira, publica a coluna Por dentro da escola, para o blog da editora Nova Alexandria.




Leia também a coluna TROFÉU ESCRACHO DA SEMANA: Ai, ai Hadda, você era o Peter Perfeito dessas professoras em greve. Aqui, políticos, celebridades e famosos recebem o prêmio que merecem.

Se sobrar um dindim, depois do você comprar o livro do Itaquera: uma breve introdução, nãos seja unha de fome, compre o meu ZONA LESTE também. Assim sua coleção vai ficando completa rs rs rs.


Leia grátis o capítulo Mozart das lavadeiras.

0 comentários:

Postar um comentário