segunda-feira, 5 de maio de 2014

Coluna O PENSAMENTO VOA - Ouro de tolo ou Até quando?

Raul Seixas: Ouro de tolo
Por Rômulo Reis Cesco.

Até quando você vai fingir que está tudo bem? Até quando vai se contentar com algumas notas de cem? Isso compra teu sono e teu corpo cansado?

Você é explorado, pisoteado, estuprado e humilhado em todas as nuances do teu dia. Ao trabalhar, explorado. Ao ter que se deslocar para o trabalho, pisoteado. Quando você compra qualquer coisa, é estuprado pelos impostos e pelos que acham que você é idiota e não dá valor ao teu dinheiro. VOCÊ É HUMILHADO quando na sua cara, dizem que 500kg de cocaína achados no helicóptero de um deputado federal - na fazenda do mesmo - são do piloto. E o pior ?

Você acredita que tem voz, você acredita que vai melhorar. Como? Ah, você tem fé na democracia. O voto é importante. Nossas urnas são seguras... Você tem mais com o que se preocupar, a vida não é só isso.

Age como se a ação não importasse.Como se alguém devesse agir por você. Até porque é mais importante postar o teu check-in em alguma balada do que tentar mudar teu meio.

Esse é o mal da contemporaneidade, viramos apenas reprodutores - de informações, frases feitas, até de um discurso pseudo esquerdista que lemos em algum lugar.

As redes sociais estão nos tornando cada vez mais alheios à nossa existência, somos apenas uma massa consumista, padronizada até para quem é diferente; apenas mais alguns que se acham donos da verdade, centros do mundo e extremamente inteligentes.

Não se ouve mais o outro, não se luta por problemas de uma determinada camada social. Apenas luta-se pelo que apetece.

Deixem os maconheiros com suas marchas, deixem as feministas com seus protestos , deixem os homossexuais com suas paradas. Nós não fazemos parte de uma coisa só. Imagina só? A sociedade una? Que coisa interessante né... Pena que aquele cara beijando um outro cara na rua deve ser espancado para que eu possa agarrar minha ficante/namorada sem problemas na rua, afinal, eu sou hétero. Eles que sejam gays em casa.

O garoto acorrentado pode. A mulher arrastada pode. O garoto morto pela ROTA e taxado de criminoso antes de prévia investigação jornalística, pode. Você, sem ter base teórica para nada, pode ter opiniões que dizem "bandido bom é bandido morto". E os valores que tua religião prega? E o bem comum? Onde está?

Hipocrisia define a rede social, que por fim, é reflexo da sociedade.

São em maioria imagens sem conteúdo, meros quadros absurdamente belos e sem significado; Muitos símbolos de modo a significar nada.

CONSUMAM! Consumam até cansar. Construam imagens, se percam e sejam rebeldes. Depois se enquadrem, trabalhem. E depois morram sem viver.

Rômulo Reis Cesco é granduando de Direito pela Universidade São Judas Tadeu. Seus textos de natureza crítica assumem, porém, aspecto poético, e posicionam a condição da humanidade em geral e do jovem em particular sob a luz da reflexão filosófica. Seus textos são um convite ao compartilhamento e à solidariedade.


0 comentários:

Postar um comentário