quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Coluna Especial - No dia do Professor, os créditos vão a quem de direito

Por Jeosafá.
Ilustração do livro Meu primeiro dia de aula por Rafael Hildebrand

Hoje, dia do professor, a Nova Alexandria manda um abraço quente e apertado àqueles e àquelas que semeiam no coração e na mente de nossas crianças e adolescentes saberes e ideias de um Brasil e um mundo mais justos. A ação que nossos professores desenvolvem diariamente em suas salas de aula e nos demais espaços da escola produzem uma revolução silenciosa que, ao longo do tempo, muda o mundo porque transforma o principal elemento dele: as pessoas.

Muitos arriscam decidir qual a invenção decisiva que marca de uma vez por todas a condição humana. Uns acham que a descoberta do fogo foi o principal evento da humanidade. Outros, acham que foi a invenção da roda. Ainda outros, consideram o polegar opositor o responsável por nossa humanidade.

Cada um pode dar o palpite que quiser, então, eu posso dar o meu também. Considero o principal evento e a maior invenção do gênero humano a invenção da escola.

Quando na caverna uma mãe organizou uma roda acendeu o fogo e contou uma história para que os membros da família aprendessem a se proteger das feras, ali estava uma sala de aula e uma professora. Quando um membro mais experiente do clã pegou um carvão, foi à parede da caverna e pintou um caçador espetando uma caça, lá estava um professor com sua turma ensinando a arte da caça. Quando um membro da tribo observou a natureza, cortou um toco de pau, rolou um peso sobre e comunicou a outros o resultado de suas obervações e sua invenção, ali estava um professor ou uma professora a explicar a utilidade da roda.

Neste 15 de outubro de 2014, é preciso que se deem os devidos créditos àqueles e àquelas que realizaram a maior proeza da história humana: a invenção da escola. Professoras e professores, esses créditos são seus.

Obrigado!

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