Segundo os especialistas, "moqueca só capixaba, o resto é peixada". Naturalmente haverá quem discorde, porém, ninguém há de negar a nobreza da moqueca capixaba "da gema" - como se diz de quem é natural legítimo de um lugar. Feita em panela de barro, com ingredientes frescos, com temperos maravilhosamente cheirosos e de cores que estimulam o pecado da gula, segundo Paulo Roberto Zuccherato, paulistano da gema, porém capixaba por adoção e cozinheiro por vocação, quem é seduzido por essa imagem, por esse cheiro e por esse sabor, pode cair nessa tentação sem medo de pecar pela falta de apetite. Para tirar a dúvida, que tal experimentar essa receita no fim de semana?
Receita de Moqueca capixaba
Ingredientes (4 pessoas):
2 kg de peixe fresco (badejo, robalo, papa-terra. cação)
1 maço de coentro
1 maço de cebolinha
2 cebolas
5 tomates
Azeite e óleo
Colorau (urucum)
Pimenta e sal a gosto
1 limão.
Modo de fazer:
Limpe bem o peixe, corte em posta e deixe numa vasilha com sal e limão; separe a cabeça para o pirão.
Coloque numa panela de barro, 2 colheres de óleo, 1 de azeite, o colorau, a metade do tomate, cebola, cebolinha e o coentro, tudo bem picado forrando o fundo da panela. Arrume as postas do peixe e repita a camada com os restos dos ingredientes sobre as postas. Não adicione água. Coloque a tampa da panela e cozinhe em fogo brando até começar a ferver
Pirão:
Cozinhe a cabeça do peixe com um pouco dos ingredientes da moqueca; retire os ossos e adicione farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre para não embolar.
*Acompanha arroz.
A receita de Moqueca capixaba foi retirada do livro Que panela esquisita, Vovó Rita!, para saber mais clique na imagem abaixo:
Paulo Roberto Zuccherato é administrador de empresas de profissão e cozinheiro por vocação. Escreve todas as sextas-feiras para o blog da editora Nova Alexandria a coluna Cozinha do Paulo Zuccherato.
0 comentários:
Postar um comentário