quarta-feira, 4 de março de 2015

As várias vozes de um romance finlandês

O experiente comissário Harald enfrenta o caso mais desafiador de sua carreira na polícia. Uma jovem é encontrada morta sem os olhos e com a letra "A" talhada no corpo. Após outros crimes semelhantes, a suspeita é de que há um assassino em série na cidade: o "Caçador". Mas que o leitor não se engane: o que parece ser só mais uma história de crime e mistério acaba se transformado numa trama de profundidade psicológica em que vários relatos se sobrepõem, e assim nos ajudam a entender as dores dos personagens como se eles fossem pessoas reais, daquelas que cruzam conosco no meio da cidade durante o dia.


O recurso de alternar as vozes através de gravações, cartas e depoimentos, capítulo a capítulo - descrito pelo linguista russo Mikhail Bakhtin como "polifonia" -, é uma das características mais marcantes do romance moderno, e a maneira como Torsten Petterson compõe esse romance polifônico faz com que não tenhamos segurança nenhuma nas informações que recebemos. É como se estivéssemos tão paranoicos quanto o detetive Harald, perdidos em meio a informações controversas. Seu núcleo policial e seu convívio com os colegas de trabalho nas salas de interrogatório nos lembram a aclamada série True Detective, produzida pelo canal HBO e protagonizada pelo ator Matthew McConaughey, em que uma dupla de detetives é interrogada sobre um crime serial ocorrido no passado. 


Entre as várias vozes presentes no romance, o diário de Nadja nos transporta para o submundo da prostituição e violência que todo ambiente cosmopolita possui. Já o relato de Erik é quase como se fosse um livro à parte, pleno de dor familiar e recordação. Os sentimentos de Erik, um finlandês solitário de origem burguesa, também são os nossos, assim como a paranoia de Harald diante de tantas suspeitas também pertencem ao leitor, e é isto que torna o romance finlandês Dá-me os teus olhos um livro marcante e universal.

Lucas de Sena Lima,
Editor de texto e preparador de originais.
Confira um trecho da obra:

0 comentários:

Postar um comentário