quarta-feira, 20 de agosto de 2014

SP: ZONA LESTE - O Tempo e a Arte em Movimento

Por Ligia Regina.


Em um desses dias em que bate uma solidão imensa dentro de nós, sem que haja explicação...olho pro céu azul repleto de nuvens brancas e vejo desenhos se formarem em cada uma delas.
            As diferentes nuances, me davam conta do que nos levara até ali...e eu, parada em frente a Casa Amarela, há poucos momentos do início de mais um Sarau, elevo o meu pensamento num misto de inquietações e questionamentos, sobre o que nos move!?...ou o que nos impulsiona a transpor os difíceis dias e dissabores do cotidiano.
            Então lembrei-me de quantos amigos, (eu mesma me incluo na lista), por algum tempo e por tantos contratempos, ficaram no vácuo, entre o momento do despertar para os movimentos de resistência pela arte, na construção de um caminho que parecia ser nosso único caminho, nossa salvação...a redenção de loucos, dispostos a romper com tudo que nos impedisse de sermos felizes e livres!?...disseminadores de expressões e linguagens que não cabiam mais em línguas ferinas e nos velhos vícios de uma sociedade fadada a nos moldar!?
            Nós, meninos e meninas tomados pelo vírus de uma revolução sem armas ...não das que eram vistas a olho nu! Sem que nenhuma concepção de beleza estética, nos permitisse com exatidão a definição destes momentos que foram experimentados por nós, e que definimos em três letras: MPA, (Movimento Popular de Arte – São Miguel Paulista)!
            Então, trilhamos por descaminhos...um pouco mais sozinhos...
            Até saltarmos do vácuo, por forças não tão ocultas, começamos a nos encontrar, um aqui, outro ali, e alguns outros, um pouco mais...então me despertei, pelo menos para um bom motivo que tem nos impulsionado,  nos movido a continuar, e ter mais sentido em nosso caminhar por algum tempo, e um pouco menos sozinhos! Indubitavelmente o que nos restabelece este elo é a Casa Amarela, que a cada Sarau nos abastece com armas tão poderosas como as que outrora  possuíamos ... esta reposição de suprimentos, tem se tornado necessidade básica, pois o caminho com a arte torna-se mais leve!
            
           “O tempo,
            nos exibe as marcas,
            evidências de que ainda há tempo
            e muito a ser dito
            enquanto há tempo...
            silêncio no azul do infinito
            quanto somos sós!?
            O vento soprando no ouvido
            eu, querendo dar um tempo!
            ...como é bom voltar
            ouvir o vibrato do vento
            mesmo que breve o momento
            há de ainda  haver tempo!?
            Tanto a ser dito...
            melhor ter vivido
            ainda que por instantes
            ainda que tão distante
            tempo, tempo...
            melhor viver
            e só!!!


Ligia Regina: Artista Plástica, Arte Educadora, poetisa, cantora. Participou de Movimentos pela Cultura, Festivais de Música e de Teatro. Atuou no Movimento popular de Arte – MPA de São Miguel Paulista. Atua no coletivo “Casa Amarela - Espaço Cultural”.

Um comentário:

  1. Este espaço é muito *importante divulgando, dando voz e visibilidade à arte e eventos de nossa Zona Leste! Registro aqui minha gratidão, pois muitos trabalhos e artistas que não estão na grande mídia também são merecedores de destaque!!!

    ResponderExcluir