quinta-feira, 24 de julho de 2014

ÉTICA E VALORES - Menos egoísmo e mais Amor!



Por Luiz Roberto de Aguiar.

Na sociedade antiga assim como na sociedade atual existem milhares de pessoas que querem ser donas do conhecimento, que dirigem suas vidas de maneira destrutiva e consideram que estão fazendo o melhor.

Matam-se aos poucos trabalhando muito, usando drogas, deixando de cuidar dos sentimentos uns dos outros, agem de forma egoísta pensando somente em si mesmos, querendo estar certos sempre.

Somente compartilham as coisas que tem quando notam que podem obter alguma vantagem ou lucro.

As pessoas ao viverem desta forma, baseiam suas vidas no:
- egoísmo;
- materialismo (ter vale mais do que ser);
- viver na independência.

Inúmeros fatores influenciam as pessoas a agirem assim. A própria vida diária com tamanha competição entre os seres humanos reforça tais comportamentos, afinal é preciso vencer e isto só conquista aquele que for o primeiro, para o segundo ou para o vice não há espaço.

Na contra mão deste tipo de postura temos visto vários exemplos de comunidades, escolas e empresas que tem experimentado relacionamentos diferentes e por conta disto os resultados vem sendo os melhores.

Empresas onde os funcionários escolhem e definem seus horários, sendo responsáveis por seus atos, podendo usufruir de espaços de lazer e de convivência divertida vão se espalhando pela sociedade e obtendo resultados favoráveis para todos os envolvidos.

Famílias vão se reorganizando passando a praticar atividades juntos, dando aos filhos a oportunidade de conhecerem melhor seus pais e de se tornarem mais conhecidos por aqueles.

A Bíblia nos traz um texto que fala sobre a comunhão, a união e a conquista de bons resultados por meio da vitória sobre o egoísmo, do materialismo e de vida independente.

“Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.” (Atos 2.44-45 – Bíblia da Mulher, 2ª edição, Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil).

Não estou eu aqui falando sobre religião, mas sobre comportamento, sobre relacionamentos, sobre a conduta mais adequada para que sejamos felizes e possamos conviver uns com os outros de forma respeitosa e proveitosa.

Precisamos nos comportar de forma mais equilibrada, mais exemplar para as novas gerações.

Crer é decisão individual de cada um, porém boa parte da corrente médica e dos cientistas tem se dobrado a questão da importância da fé, do crer em algo ou em alguém que pode mudar nossas vidas, nos dar forças para vencer desafios que em determinados momentos nos parecem invencíveis. Doentes se recuperam mais rapidamente quando fazem uso da fé, vencem a depressão e os medos, ou fundam e exercem atividades sociais e grupos de ajuda em várias áreas.

É fato que estarmos juntos nos ajuda a ir mais longe do que fazer o trabalho de forma solitária, inclusive no mundo atual tão globalizado.

O materialismo é uma das doenças da atualidade, não digo ter aquilo que se necessita, me refiro ao desejo desenfreado de ter tudo, o que necessita e o que não me serve, só pelo fato de ter as coisas, sendo então dominado pelo consumismo.

Muitas vezes vemos pessoas que há muito tempo não se viam e que ao se encontrarem, uma delas afirma que está bem e fala de suas posses, das coisas que tem em seu poder, em determinadas situações algumas pessoas afirmam estarem bem por terem coisas e bens duráveis ou não. 

As pessoas citadas na escritura viviam de forma contrária, estar bem era exatamente se libertarem de suas posses para cuidarem das necessidades uns dos outros. O bem maior é a vida, vivê-la de forma amorosa, participativa e construindo relacionamentos éticos e que agreguem valor muito mais ao “SER” do que o “TER”.      

O meu convite é para que cada um de nós possa rever nossas posturas e juntos fazermos deste mundo, um lugar melhor não só para mim ou para você, mas para todos os que viram após nós!  

0 comentários:

Postar um comentário