segunda-feira, 14 de julho de 2014

ESPECIAL - Literatura

Nadine Gordimer com Nelson Mandela.
No dia de ontem calou-se definitivamente Nadine Gordimer, uma das o vozes mais contundentes na luta contra o apartheid no campo da literatura. Prêmio Nobel de 1991, a escritora publicou mais de 30 títulos, vários dos quais censurados e proibidos na África do Sul, quando da vigência do regime de segregação racial. Em 2007 esteve no Brasil para participar da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty).

Aos 90 anos, a escritora vinha lutando contra um câncer de pâncreas que foi paulatinamente dificultando suas atividades. Exigente com seu trabalho, Nadine afastou-se da produção literária, em razão de a doença debilitá-la demais para o exercício da profissão nos níveis que ela considerava adequados.

Quanto se tornou presidente da República da África do Sul em 1994, Nelson Mandela (que completaria 96 anos no próximo dia 18 de julho) fez questão de receber a escritora. Traduzida para diversos idiomas, sua obra espalhou-se pelo mundo, e seguirá repercutindo pelo tempo a fora seu profundo humanismo e amor pela dignidade humana.

0 comentários:

Postar um comentário