sábado, 21 de junho de 2014

O diário secreto das Copas

 São Paulo, 17 de junho de 2013.
O diário secreto das Copas é uma ficção que explora fatos históricos relacionados diretamente às edições da Copa do Mundo. Iniciando-se no ano de 2013, o enredo retorna nas páginas do diário ao distante ano de 1930, quanto a então adolescente Kátia, de treze anos de idade, encontra na capital do Uruguai, durante a primeira Copa do Mundo, o amor de sua vida, Martin, quatro anos mais velho.  Ambos são brasileiros em viagem, e nem sempre o tempo e a história estarão a seu favor.


Daí em diante, todas as Copas do Mundo serão visitadas, inclusive a de 2014, do Brasil, cujo período preparatório envolve  as megamanifestações de junho de 2013, ocorridas no âmbito da Copa das Confederações, e objetivos pouco claros, mas cujo roteiro ia da manifestação pacífica inicial ao quebra-quebra e à violência final, de consequência imprevisíveis e que, tudo indica, projeta sombras, expectativas e receios sobre junho de 2014.

 Copa da Itália, 1934.
Cada capítulo do diário tem uma abertura com sinopse precisa da respectiva Copa,  o texto da ficção e uma contextualização histórica, que serve de pano de fundo para ambos. Amor, saudade, alegria, tristezas, terremotos, vitórias, revoluções, guerras, impeachment, manifestações de jovens e protestos gigantescos realmente ocorridos formam o  túnel do tempo em que o diário e seus personagens viajam.

Em O diário secreto das Copas amor e aventura, verdade e ficção científica se misturam, a partir do contexto oferecido pelas Copas do Mundo, de 1930 a 2014. Quando em 2013 Kátia, amiga de turma da adolescente Lubna, desaparece inexplicavelmente, um enredo de mistério e amizade, eventos esportivos e paixão, história brasileira e mundial se desenrola vertiginosamente.

Kátia é filha de um talento científico russo que, ainda jovem, quando do fim da União Soviética, fugiu da perseguição dos serviços secretos do novo regime. No Brasil, iniciou pesquisas, e também misteriosamente desapareceu.

Em meio a esses sumiços inexplicáveis, a avó de Lubna morre, mas lhe deixa de herança um diário no qual amor, amizade, cataclismos geológicos, guerras, revoluções e um segredo estão depositados.

A ascensão do fascismo e do nazismo na Europa, por exemplo, é descrita a partir de pesquisa cuidadosa, que situa o papel destinado  ao esporte por Mussolini e Hitler na propganganda de guerra que estão preparando. Em 1938, na copa da França, Alemanha e Itália foram vaiada. Na foto acima, seleção italiana, sob vaia, saúda torcedores franceses com gesto fascista. Alíás, nessa Copa, a seleção italiana, empregou em várias ocasiões, ao invés de seu tradicional uniforme azul e branco, um uniforme preto, empregado pela milícias facistas.

0 comentários:

Postar um comentário