quarta-feira, 14 de maio de 2014

JOVEM LEITOR - O colonialismo inglês acabou?



Por Ulisses Azevedo Gonçalves.

O colonialismo inglês começou no fim do século 16 com colonias ultramarinas, depósitos de mercadorias e postos de venda estabelecidos pelo Reino Unido, que, em seu auge, foi o maior império da história e, por mais de um século, a maior potência mundial.


Nesse contexto, trabalhei anteriormente com o livro Horizonte Perdido, e o farei novamente na próxima semana com o livro  Coração das Trevas. Para facilitar o entendimento, farei  um "resumo" dos acontecimentos da época, começando pelo colonialismo inglês na Índia, também conhecido como "Índia Britânica" (retratado no livro Horizonte Perdido). 

No tempo, isso se passa entre 1858, ano em que os direitos da Companhia Britânica das Índias Orientais foram transferidos para a Coroa Britânica, e 1947, quando o Reino Unido transferiu a soberania daquele território para os recém criados Índia e Paquistão.

A Independência da Índia foi conquistada por meio de protestos e movimentos pacifistas, nos quais se destacam o Movimento de Desobediência Civil, liderado por Ghandi, e o movimento Saiam da Índia. Após a segunda guerra mundial, os britânicos abrem espaço para negociações de transferência de poder e acabam-se criando a Índia e o Paquistão.

O colonialismo inglês na África, representado em Coração das Trevas, começou no final do século XVIII ,quando os ingleses, com enorme poder naval e econômico, assumem a liderança da colonização africana e combatem a escravatura, já menos lucrativa, direcionando o comércio africano para a exportação de ouro, marfim, tapetes e animais.

Em consequência disso, os africanos ficam com o mercado dominado pelos interesses do Império Britânico. Para isso, os britânicos estabelecem novas colônias na costa e passam a implantar um sistema administrativo fortemente centralizado na mão de colonos brancos ou representantes da coroa inglesa. Os ingleses estabelecem territórios coloniais em alguns países da África Ocidental, no nordeste e no sudeste e no sul também do continente.

Ulisses Azevedo Gonçalves, 14 anos, é estudante da ETEC Basilides de Godoy. Praticou por dois anos e meio Kung Fu,  é atualmente praticante de Muay Thai e escreve no blog da editora Nova Alexandria a coluna Jovem leitor todas as quartas-feiras.


0 comentários:

Postar um comentário