quinta-feira, 22 de maio de 2014

DIÁRIO VAGULINO - Desenhos das quebradas do mundaréu: 4

Por João Pinheiro.

No dia 14 de maio de 2013, saí para andar e desenhar no centro de São Paulo com um amigo. Sou apaixonado por essa região desde que trabalhei como office boy por lá nos anos 1990.

Lá estávamos, no meio do Pátio do Colégio, ao pé do monumento "Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo".

Esse prédio (no desenho) maior, do centro (que ficou meio confuso) é onde fica a "Comissão Municipal de Direitos Humanos".

Já estou acostumado a desenhar na rua, há muito tempo, e gosto da interação que sempre rola com quem passa e pára para olhar e conversar, mas esse foi um dia atípico e houve momentos em que se formaram verdadeiras multidões em volta da gente. Todo mundo querendo saber por que dois sujeitos se movem até um ponto da cidade, se sentam e começam a desenhar.

Aí surgem as questões: "Isso é trabalho?" "Vocês são estudantes?" "Por que estão fazendo isso?" "Fazem retratos também?" "Tem face?" "Vocês falam assim que nem a gente?" ha ha ha ha... essa foi demais. Fomos fotografados e concedemos entrevistas a estudantes de arquitetura e ainda fomos filmados por um cara que tem um blog e estava visitando o centro para escrever sobre o local. Muitas histórias.

Uma maravilha de dia!!!

João Pinheiro é Ilustrador, artista plástico, autor de histórias em quadrinhos e infantis e professor, com livros publicados por várias editoras. É autor de Kerouac, (2011, editora Devir Livraria) e O espelho de Machado de Assis em HQ (2012, Mercuryo Jovem, em parceria com Jeosafá Fernandez Gonçalves).  Do Urban Sketchers, em parceria com Jeosafá tem vários livros infantis publicados, dois dos quais selecionados pela SEE-SPFaz de conta no jardim (2010, Mercuryo Jovem) e Um barco, um passarinho (2010, Plêiade). Publicou quadrinhos nas revistas: Front (Brasil), Graffiti (Brasil), Hipnorama (Argentina), Inkshot (EUA). Diário gráfico:  http://vagulino.tumblr.com/ - Site: http://jpinheiro.com.br/.

0 comentários:

Postar um comentário