sexta-feira, 2 de maio de 2014

COZINHA DO PAULO ZUCCHERATO - Jiló (de vilão a mocinho) com polenta e agrião!


Da esquerda par direita, Viviane, Rosa, Paulo, Jeosafá, Solange e Ercília.
Atrás da câmera, Valquíria, nossa webmaster.

Por Paulo Roberto Zuccherato

Já foi a época em que o jiló era uma ameaça às crianças na hora do almoço. Depois que gerações de mestres-cucas, entre os quais muitas donas de casa mineiras, enfrentaram esse vilão, ele ficou bonzinho e hoje comparece como mocinho em pratos deliciosos e se presta às mais inventivas combinações, em pratos deliciosos.


Paulo Roberto Zuccherato entrega o segredo.

Neste, Paulo Roberto Zuccherato dá sua receita para um almoço de fim de semana saudável e de fazer salivar a boca do mais renitente crítico do jiló.

Jiló com polenta, perfeito para um almoço de fim de semana.

Jiló recheado, polenta e almeirão.


Ingredientes:

Para o Jiló recheado:

15 jilós grandes.
500g de patinho moído.
1 cebola media.
2 tomates.
Salsa e cebolinha.
Azeite.
5 dentes de alho.
Sal a gosto.
Pimenta do reino.
150g de queijo gorgonzola.
500 ml de Molho de tomate ( preferencialmente feito anteriormente).

Para a polenta:

2 xícaras de fubá
8 xícaras de água.
Sal a gosto.
Agrião.

Preparo do jiló.

Retire o tampo superior do jiló, com uma faca retire parte do miolo e separe.

Em uma panela, coloque azeite e frite a carne ate ela ficar bem solta, adicione a cebola picada,  tomate e o cheiro verde picadas, de uma refugada por alguns minutos e separe.

Corte em pedaços o queijo, pegue o jiló e coloque de queijo e complete com a carne, escolha uma panela que caibam todos os jilós, com o recheio para cima e que não sobre espaços para evitar que o recheio não saia durante o cozimento.  Coloque o molho do tomate e leve ao fogo até cozinhar.

Preparo da polenta.

Coloque o fubá, água, sal e misture bem, leve ao fogo sempre mexendo ate que começar soltar da panela, continue no fogo e mexa apenas de vez em quando, quando ela soltar totalmente da panela ela estará no ponto. Coloque em uma travessa refrataria.

Agora é só servir, junto com a salada de agrião.  

Um comentário:

  1. Sonia Fragele (Via Iphne):
    Que beleza de mesa! E a comida certamente deliciosa! Eh saudades! Adorei o blog! Sempre que possível visitarei. Parabéns! Quem cria esses títulos, esses nomes de colunas? Muito criativos. Matérias instigastes e interessantes. Muito legal! Parabéns à turma! Bjs a você, Ercília e Rosa (que por incrível que pareça, ainda não conheço). Enviada do meu iPhone

    ResponderExcluir