quarta-feira, 2 de abril de 2014

O sapateiro, a lavadeira e seu filho

Hans Christian Andersen
A data de 2 de abril foi instituída como o Dia Internacional do Livro Infantil, em homenagem ao nascimento de Hans Christian Andersen. Para festejar essa data, a Nova Alexandria convida à leitura da historia “O sapateiro, a lavadeira e seu filho”


Por Jeosafá

Nas distantes terras da Dinamarca, moravam um jovem sapateiro e sua mulher, de muito mais idade, mas ainda jovem e trabalhadeira. Eles eram muito pobres, tão pobres que, em meio aos ventos gelados do norte e à neve frouxa do inverno, para suportar o frio e a fome, punham-se a assobiar malhando solas de sapato e lavando montanhas de roupas dia após dia. O que ele ganhava na sapataria e ela lavando roupas de manhã à noite era tão pouco que mal tinham o suficiente para comer e vestir.
Então o jovem sapateiro teve uma ideia: “Vamos ter um filho”. A esposa já vinha pensando nisso, mas, com tão pouco para dois, o que comeriam e vestiriam três? Além disso, como se acomodariam todos em um único quarto de dormir?
Porém, a verdade era que se todos pensassem assim, a Dinamarca desapareceria do mapa, pois ninguém mais teria filhos, já que a pobreza naquela época era mais abundante que os ventos cortantes e a neve invernal.
O pobre sapateiro e a expedita lavadeira tiveram o filho que desejaram, mas as roupas do menino, oh, que pobrezinhas, feitas e remendadas pela própria mãe; e os brinquedos dele, então, oh, que toscos, feitos à mão e pintados pelo próprio pai. O menino, a despeito disso, se sentia um príncipe em suas vestes rotas e com seus brinquedos mal-ajambrados.
Na falta de veludo – dizia a mãe –, valha-nos  a força de vontade. Por isso, os remendos bem cozidos das calças e do menino davam a elas um alegre colorido.
Na falta de dinheiro – dizia o pai – valha-nos a imaginação. Por isso, os carrinhos desengonçados do menino davam voltas impossíveis e, mágicos, voavam pendurados no varal.
Sem um tostão para ir ao circo, o sapateiro produziu marionetes e encenou episódios de teatro de bonecos, os mais inacreditáveis já vistos, para o filho e a esposa, mas também para seus vizinhos e respectivos  filhos, que também corriam pelas ruas enlameadas com suas roupas cheias de remendos e seus brinquedos feitos de cabo de vassoura e lascas de pau.
Tão jovem morreu o sapateiro. Tão tristes ficaram filho e mãe.
Porém, esta não deixou que os livros (de onde o pai tirava os personagens para seu teatro de fantoches)  e o amor pela imaginação (onde ele plantava seus sonhos e colhia os sorrisos dos outros) se perdessem. Agora convertida agora também em pai, no momento certo disse ao filho, quando os primeiros fios de barba já despontavam na face branca: “Vá a Copenhague, e conquiste o mundo com a imaginação que seu pai lhe deu e com a força de vontade que agora lhe ponho em mãos, porque tostão, este não tivemos para legar”.


Com o beijo amoroso da mãe na face e a saudade do pai no coração, Hans Christian Andersen partiu para conquistar Copenhague – e, depois, do mundo. Não precisou de mais nada para produzir sua imensa fortuna e legá-la aos que vieram depois, inclusive nós. 

0 comentários:

Postar um comentário