terça-feira, 22 de abril de 2014

POR DENTRO DA ESCOLA - Se o que ela faz não se chama amor, então o amor não existe.


Por Jeosafá.

Conheci a professora Regina Lino na mesa de debates da Primavera dos Livros, ocorrida na primeira quinzena deste mês, na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. Ela se encontrava com sua colega, a professora Helenice Bueno, que regressara recentemente de Moçambique. Conversamos sobre a periferia de São Paulo, sobre a situação da África, sobre Nelson Mandela e chegamos ao consenso de que muita, mas muita gente mesmo tem se mobilizado para que o país e o mundo se torne um espaço de solidariedade a partir das ações educativas e nas escolas. Trocamos contatos, eu visitei a página da Sala de Leitura da EMEF Jd. Guarani e eis que a professora. Regina Lino aceitou dar esta bela entrevista, que o leitor agora tem diante de seus olhos. Se o que ela faz não se chama amor, então o amor não existe.

Jeosafá (Jeosa): Professora Regina, quem é você?

Profa. Regina Lino: Meu nome completo é Regina Lino Silva, tenho 44 anos e sou formada em História pela USP.

Jeosa: Desde quando decidiu encarar a verdadeira aventura que é ser professora da escola pública?

Profa. Regina Lino: Comecei a lecionar em 2004, na rede estadual, e, desde 2006, sou professora efetiva do Estado e da Prefeitura. Trabalho nas escolas EMEF Jardim Guarani e Professor José Alfredo Apolinário, desde 2008, como professora de História.

Jeosa: Sobre a EMEF Jd. Guarani...

Profa. Regina Lino: Esta é uma escola considerada nova na região, em atividade desde 2007,  e está localizada em uma área bastante carente da periferia da cidade de São Paulo, principalmente  de recursos econômicos e culturais.

Jeosa: Como é essa dupla atividade, de historiadora e militante da luta pela leitura e pela valorização do livro?

Profa. Regina Lino: Como professora de História já havia desenvolvido alguns projetos relacionando história e  leitura. Na rede estadual colaborei na montagem da Sala de leitura e a organização do acervo. Convivendo com os alunos pude observar um grande interesse em atividades de leitura diversificadas, entre os quais mitos e contos de fadas, relacionados com os temas estudados em sala de aula. Desta forma, desenvolvi um projeto intitulado Eu Recomendo... Leitura e História, que tinha como objetivo estimular o gosto pela leitura e  levar os alunos a conhecer os diversos gêneros ou tipos de textos literários, tais como: fábula, lenda, novelas, histórias em quadrinhos etc. – e a relacionar a leitura das obras com o conteúdo do ensino de História.


Jeosa: Esse projeto... teve continuidade?

Profa. Regina Lino: Embora tenha conseguido um bom resultado, o projeto não deu certo no Estado por falta de um professor que fosse responsável pela Sala de Leitura. 

Jeosa: E seu trabalho na Sala de Leitura da EMEF Jardim Guarani...

Profa. Regina Lino: Assumi a sala de Leitura  da EMEF Jardim Guarani este ano, ainda estou me adaptando à nova função e conhecendo o acervo.  Como projeto criei junto com a professora Gisele Cardoso, também Professora Orientadora de Sala de Leitura (POSL), a página Sala de Leitura no Facebook (link abaixo) para estimular nossos alunos a conhecerem, comentarem e debaterem sobre nosso acervo literário.

Jeosa: Já visitei, é ótima. E compartilhei um ótimo vídeo sobre a vila Brasilândia... Que mais, tem na sua arca de projetos, professora Regina?

Profa. Regina Lino: Outro projeto que iremos realizar este ano será uma eleição para escolher um patrono para nossa sala de leitura, para isto, estamos estudando com os alunos a vida e a obra de alguns dos mais importantes poetas da literatura brasileira, e esperamos realizar a eleição durante nossa Feira Cultural, contando com a participação de toda a comunidade escolar. 


Jeosa: Professora Regina, uma vez que é historiadora, essa Sala de Leitura tem uma história, ou nasceu do nada?

Profa. Regina Lino: O trabalho da Professora Gisele Cardoso e da Professora Izabel Panisello na Sala de Leitura nos anos anteriores foram fundamentais para incentivar o gosto pela leitura. Hoje contamos com alunos bastante participativos nas atividades que desenvolvemos e ávidos leitores. Trabalhamos em parceria com os demais professores em sala de aula, desta forma é uma cena comum em nossa escola observarmos os alunos tirarem um livro da mochila para começarem a ler sempre que acabam uma atividade – cena esta que algumas vezes causa espanto em professores novos na escola, pois não observam este comportamento em outras escolas.

Jeosa: As atividades da Sala de Leitura são convencionais ou surgem ideias, projetos e práticas inusitadas?

Profa. Regina Lino: Ano passado a professora Izabel Panisello realizou junto com os professores da EJA o primeiro Café Cultural  da Sala de Leitura EMEF Jardim Guarani, evento que contou com a colaboração de convidados, com artistas da região e com a apresentação de nossos alunos. Este ano pretendemos realizar novamente esse evento no mês de maio, mas ainda estamos decidindo o tema.
Jeosa: Professora... tou gostando do que estou ouvindo. Tem mais?

Profa. Regina Lino: Outros eventos importantes realizados ano passado foram o Lançamento do 2º Fasciculo da Coleção Literária Besouro (http://colecaobesouro.com.br/) , que teve a participação do Grupo de Jongo Sambaqui e de Elton Ramos, da Familia FK, debatendo as Danças Diaspóricas – e houve ainda o Sarau Mirim Vinicius de Moraes, realizado pelos alunos do 4º ano em comemoração ao centenário do poeta.

Jeosa: Como estão as atividades este ano, e como os leitores podem se informar com frequência sobre o trabalho que você, seus colegas e seus alunos vêm realizando?



Profa. Regina Lino: Este ano começou com muitas mudanças na rede municipal, em razão disso, estamos nos reorganizando. Para informar e mobilizar todos que queiram somar forças, temos um grupo aberto a toda comunidade escolar no Facebook: Sala de Leitura EMEF GUARANI. Estão todos convidados.


Jeosafá é autor de ficção, poesia, ensaios e obras para formação docentes. Professor, lecionou por mais de 15 anos para a Educação Básica e para o Ensino Superior. Toda terça-feira, publica a coluna Por dentro da escola, para o blog da editora Nova Alexandria.

0 comentários:

Postar um comentário