quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Coluna Especial - O mais beatle dos Beatles

Por Jeosafá.


John Lennon - Beatles College (Divulgação). 

Neste dia, há 74 anos, nascia John Lennon.

Considerado por uma imensa multidão o mais beatle dos Beatles, John Winston Ono Lennon (nascido John Winston Lennon, em  Liverpool, a 9 de outubro de 1940), o mais querido dos Beatles foi o principal ícone de uma geração que confrontou valores e pôs o mundo de pernas para o ar, cantando, dançando ou fazendo protestos.

Ao incluir o sobrenome da esposa, Yoko Ono, em seu próprio nome, Lennon manifestou seu apoio à luta feminista, num gesto  de solidariedade a uma parte da humanidade historicamente oprimida pelo machismo generalizado.

Sua postura revolucionária na música e na vida lhe rendeu multidões de fãs, mas também despertou o ódio de racistas e ultraconservadores.


Durante a década de 1970, John e Yoko envolveram-se em vários eventos políticos, como promoção à paz, pelos direitos das mulheres e trabalhadores e também exigindo o fim da Guerra do Vietnã. Seu envolvimento com líderes da extrema-esquerda norte-americana, com Jerry Rubin, Abbie Hoffman e John Sinclair, além de seu apoio formal ao Partido dos Panteras Negras, deu início a uma perseguição ilegal do governo Nixon ao casal. A pedido do Governo, a Imigração deu início a um processo de extradição de John Lennon dos EUA, que durou cerca de três anos, período em que John ficou separado de Yoko Ono por 18 meses, entre 1973 e 1975. (Fonte: Wikipedia). Lennon venceu o processo e se reconciliou com Yoko Ono, que ainda hoje divulga a obra do mais notável dos Beatles.

O jovem Lennon 

Best-seller internacional, revela uma época pouco conhecida da vida de Lennon: sua adolescência. Nesta narrativa emocionante, são mostrados os anos de formação e os momentos em que a música e os ideais de justiça se incorporam à personalidade do beatle símbolo de várias gerações.

0 comentários:

Postar um comentário