terça-feira, 20 de maio de 2014

POR DENTRO DA ESCOLA: SIM! Vai ter Copa! SIM! Vai ter festa, inclusive junina!

Estudantes do Regina Mundi se preparam para entrevistas. As cadeiras giratórias serão ocupadas pelos que responderão às perguntas do entrevistador (eu) e dos colegas. Ao fundo, prof.a Lourdes.


O preço da liberdade é a eterna vigilância.
Thomas Jefferson

Por Jeosafá.


Bibliotecária Solange, com bola para sorteio, e estudantes.
Para falar sobre O Diário Secreto das Copas, ontem fui à Zona Sul de São Paulo e tive uma excelente manhã com os professores e estudantes do Colégio Regina Mundi, na vila das Mercês. Cheguei cedo, estacionei o carro emprestado da minha esposa (o meu estava no rodízio) e fui dar uma volta a pé pelo bairro. Enquanto tiver pernas e saúde para andar, vou gastando meus sapatos por aí - e, assim como um artista que sonha morrer no palco, eu sonho morrer velho (para ter tempo de ver meus netos) e... andando pelas ruas da cidade, que me viu nascer, crescer e, agora, já observa pelos olhos dos automóveis minha barba majoritariamente branca e meus cabelos cada vez mais... invisíveis kkkkk :)

O legal de visitar as escolas que adotam meus livros é, além de conhecer o trabalho dos colegas e a força das novas gerações, bater pernas pelos lugares que visito. Ontem, a manhã estava agradável, fresca e silenciosa - com certeza, ressaca da histórica chuva de granizos da noite anterior.

No Colégio, fui recebido com muito afeto, o mesmo que encontrei o ano passado quando nele estive para conversar sobre meu outro livro O Jovem Mandela. Aliás, o primeiro acabou atraindo a atenção de professores e alunos para o segundo.

A conversa foi divertida. Dei um susto em todo mundo, pois esperavam que eu deitasse falatórío e o que fiz foi entrevistar professores, bibliotecária e alunos sobre a Copa do Mundo e sobre o livro. Como sempre, a preocupação com a violência de grupos irresponsáveis ou criminosos durante o evento foi debatida. Porém, o clima foi ficando mais alegre à medida que todos refletíamos coletivamente sobre as possibilidades, os riscos e a necessárias medidas de segurança sempre necessárias em qualquer evento festivo, seja Carnaval, seja aniversário de gente da família (que também pode ser alvo de penetras indesejáveis - basta  deixar a porta aberta sem ninguém para controlar o acesso para termos surpresas desagradáveis), seja Virada Cultural.

A lição que tirei de nosso encontro é que estão todos de olho na Copa, torcendo pelo Brasil e para que tudo ocorra bem, como se espera de toda festa. A pergunta sobre se não se deveria gastar o dinheiro investido em estádios em saúde e moradia eu respondi das seguinte maneira, mais ou menos:

"Ótimo, vamos cancelar a Copa, pegar o dinheiro e resolver os problemas do Brasil, mas, também, vamos aproveitar - já que festa desperdiça dinheiro - e acabar com o Carnaval todo ano, que também gasta dinheiro demais. Bem, o Natal também é um belo desperdício de dinheiro. Pensando bem, no Dia das Mães também se gasta demais, no dos pais é menos, mas também podemos pegar o dinheiro e pagar planos de saúde... E a Páscoa, então, é só dinheiro jogado fora com chocolate. Além do mais, coelhinho da Páscoa é fofo e sorridente, e a moda agora é fazer cara feia e ficar de mau humor. Ah! Também se gasta dinheiro demais em cinema nos fins de semana e em passeios com os amigos, namorados, namoradas ou com a família. Tudo puro desperdício".

A bibliotecária Solange e os professores Ângelo, Fábio, Mathias e Lourdes.
A imagem é caricada, mas dá conta do absurdo dessa lógica que confunde nossos jovens. Porém, as perguntas dos jovens têm razão de ser, e são fruto de dúvidas verdadeiras que chegaram a eles pela bela confusão que nós adultos estamos promovendo em suas cabeças. A verdade é que muita gente, por não gostar da presidente Dilma, ataca a Copa do Mundo por entender que a primeira será beneficiada pela segunda. Ora, isso é uma bobagem e um completo absurdo, pois se o eleitor quiser trocar de presidente este ano, não há Copa do Mundo que o impeça! Pode o Brasil vencer todos os jogos de goleada e dar um show na final: se o povo quiser trocar de governo, trocará. As coisas são assim tão simples. E se quiser manter, tanto faz a Seleção ganhar ou perder a Copa: não interferirá em nada nas eleições deste ano.

Com a Brazuca, bola da Copa.
Fui perguntado se ou a favor da Copa. Sim, sou a favor da Copa. E acho que quem  promove violência para estragar festas merece ser preso, aliás como qualquer um que estraga festa de Natal, de aniversário, de casamento, junina, Carnaval etc. etc. etc. Festa é para brincar, para confraternizar, para trocar afetos, abraços, alegrias, para guardar na memória e rever as fotos anos depois com felicidade e lágrimas nos olhos de saudade .

Fui perguntado se acho que haverá manifestações violentas durante a Copa. Respondi que é possível, menos provável do que em junho do ano pasado, tanto quanto é possível que bandidos tentem se aproveitar das festas juninas que escolas, igrejas e comunidades realizarão no mês que vem. Qual é a nossa obrigação? Ficarmos vigilantes, garantir a segurança desses eventos e... fazê-los. Não é porque existem pessoas mal intencionadas que vamos desistir de todas as coisas que fazem a vida da gente alegre, feliz e, ao final das contas, valer a pena. Não vamos estragar nem adiar nossa vontade de alegria porque uns poucos mal intencionados e outros confusos querem nos pôr medo - esse sentimento que só atrasa o nosso lado e o lado de todo mundo!

SIM! Vai ter Copa! SIM! Vai ter festa junina! SIM! Vai ter Natal! SIM! Vai ter Dia das Crianças! SIM! Vai ter Reveillon! SIM! Vai ter festa de aniversário, casamento, bodas de prata, ouro e diamante!

SIM!SIM!SIM!SIM!SIM!SIM!SIM!SIM!SIM!

E vamos pôr gente na porta para que só pessoas convidadas e do bem entrem em nossa casa. E vamos vigiar para que na rua, que também e nossa, não estraguem nossa felicidade.

Agora vocês entendem porque citei Thomas Jefferson no início deste texto.

0 comentários:

Postar um comentário